Entenda a Importância do sequestro de carbono para o meio ambiente

Sequestro de carbono é a capacidade das árvores e plantas marinhas e terrestres de absorver o gás carbônico (CO2) da atmosfera e transformá-lo em oxigênio. Essa ação é muito importante para o combate ao efeito estufa, causado pelo excesso de dióxido de carbono no meio ambiente, proveniente da queima de combustíveis fósseis e desmatamento, dentre outras atividades humanas nocivas.

As Florestas Plantadas tem um papel importante no sequestro de carbono e, consequentemente, no combate ao aquecimento global, uma vez que são semeadas com o intuito de reflorestar áreas desmatadas, reequilibrando o ecossistema.

Além de viabilizar o sequestro de carbono, para combater o efeito estufa é preciso principalmente diminuir a emissão de CO2. Uma das formas de se fazer isso é utilizar fontes de energia renováveis, como a energia solar, eólica e a biomassa (comercializada pela TRC), que apresentam um balanço de carbono mais adequado.

TRC's Biomass

Segundo dados do IBGE, de 2004 a 2014, a emissão de gás carbônico para produção de energia no Brasil aumentou cerca de 57%, ao passo que emissão para fins industriais aumentou 26%. Em contrapartida, o acúmulo do gás causado pelo mau uso da terra caiu de 2.489.750 gigagramas para 182.500 gigagramas, graças a ações de combate ao desmatamento e reflorestamento.

Ainda há muito há ser feito para que os níveis de CO2 no meio ambiente deixem de ser um risco a nossa sobrevivência na Terra. Entretanto, com escolhas conscientes de consumo de materiais ecologicamente corretos e da forma como produzimos nossos bens, aos poucos conseguiremos reverter essa situação.