Exportação impulsiona balança comercial do agronegócio.

Durante a coletiva do dia 16 de janeiro, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, destacou a participação do setor florestal mediante os resultados da balança comercial do agronegócio de 2017. Neste último ano, o agronegócio exportou um total de US$ 96,01 bilhões, um crescimento de 13% em relação a 2016.

“Ficamos muito satisfeitos em observar que a indústria brasileira é competitiva no mercado internacional, atende a todos os critérios técnicos exigidos e atinge níveis tão relevantes a ponto de se destacar na balança comercial”, disse a presidente da Indústria Brasileira de Árvores – Ibá, Elizabeth de Carvalhaes.

Segundo ela, a indústria brasileira de árvores plantadas é exemplo mundial por sua alta produtividade, considerando volume de madeira produzido x área ao ano, e menor rotação, período entre o plantio e a colheita de árvores.

Foi abordado também o recorde em exportação de painéis de madeira, que atingiu 1,03 milhão de toneladas enviadas para fora do país, o correspondente a uma movimentação de US$ 326 milhões e uma representatividade de 12% no volume total exportado, ficando atrás da soja (33%), carnes (16,1%) e setor sucroalcooleiro (12,7%).