Uma matéria publicada pelo The New York Times abordou o retorno da madeira nas construções americanas, que têm dado preferência pela alvenaria há décadas, devido ao histórico de incêndios no país. Agora porém, com todas as tecnologias do século XXI, as construtoras voltam a defender o uso da madeira, que torna o processo construtivo mais rápido e mais ecológico.
O uso da madeira nas construções civis está crescendo não apenas nos Estados Unidos, mas no mundo todo. Paralelamente, a popularidade da Teca está aumentando nesse mercado, devido às suas propriedades naturais, que a tornam impermeável e resistente às variações climáticas, fungos e parasitas. É uma madeira durável e versátil.
“A madeira de hoje não é mais o que costumava ser”, defende a reportagem. Hoje já é possível trabalhar a madeira de modo a adaptá-la para que atenda todos os requisitos necessários de uma construção segura. Técnicas como o mass timber, produto industrializado composto de camadas de madeira prensadas juntas; e o CLT (Cross-Laminated Timber) técnica construtiva com madeira, são exemplos disso.
“Quanto mais construímos usando a CLT, mais carbono podemos armazenar, criando um mercado para a madeira que pode impulsionar o reflorestamento”, diz o arquiteto Anthony Thistleton. “Plantar mais árvores é uma das únicas maneiras realistas de reduzir os níveis de CO2 e isso só acontecerá em escala se for impulsionado pela demanda”. Este é um momento crítico na luta contra as mudanças climáticas irreversíveis.
O poder do reflorestamento está em transformar solos degradados e inutilizáveis em florestas vivas, que se renovam constantemente. Estudos mostram que um metro cúbico de madeira sequestra uma tonelada de dióxido de carbono e, quando colhidas e replantadas de forma sustentável, as árvores em crescimento sugam ativamente o CO2 da atmosfera, combatendo indiretamente o efeito estufa.
Logo, o aumento da utilização de madeira de origem legalizada nas construções civis pode, de fato, impulsionar este setor que tanto impacta na restauração de áreas degradadas, na preservação de florestas nativas e na conservação do meio ambiente. A longo prazo, o crescimento das florestas plantadas e a diminuição do uso da alvenaria podem ajudar a salvar o planeta!
A TRC tem um papel importante nesse cenário. Nossas florestas de teca são provenientes de reflorestamento, cultivadas com manejo sustentável e comercializadas com certificação para o mercado nacional e internacional. Conheça mais sobre o nosso trabalho clicando aqui.