Entenda por quê a madeira de teca é mais durável

Originalmente, a teca era usada na construção naval, devido a sua resistência à água e ao calor. Com o passar dos anos, porém, a indústria passou a aproveitar as características dessa madeira para a construção civil. Atualmente, a comercialização de produtos domésticos e decorativos feitos com madeira de Teca não para de crescer.

A Teca possui três principais componentes que, combinados, a tornam única: tectoquinona, caucho e sílica. O primeiro é uma espécie de pesticida natural, que torna a madeira menos atrativa a parasitas como cupins, fungos e formigas. Esse componente é muito bem-vindo em móveis e pisos de interiores.

A segunda substância age como o látex, de um lado impedindo a penetração de umidade em excesso e de outro, evitando a desidratação da madeira, conservando-a lubrificada e resistente à abrasão. Por isso a teca é tão utilizada para a construção de barcos, decks de piscinas e móveis para áreas externas.

Já a sílica lhe confere solidez e resistência, o que torna sua vida útil superior a muitas outras madeiras. Apesar dessas características, a teca também possui leveza e flexibilidade, o que a torna a queridinha de muitos designers.

Se você está procurando um móvel ou utensílio doméstico de madeira e é uma pessoa que preza qualidade e durabilidade, a teca é a madeira certa para você!