Dez anos de florestas plantadas

Artigo aponta mudanças na área florestal na última década

A área mundial de florestas plantadas aumentou 2,89% entre 1990 e 2015, indo de 167,5 milhões de hectares para 277,9 milhões, o que corresponde a 6,95% da área florestal total. O aumento foi mais rápido na zona temperada, e regionalmente no leste da Ásia, seguido pela Europa, América do Norte e Sul e Sudeste Asiático. Os dados são de um artigo publicado no jornal Elsevier.

Dos 277,9 milhões de hectares de florestas plantadas em 2015, 56% estão na zona temperada, 20% na tropical, onde estão as fazendas da TRC, e 9% na subtropical. Todas as zonas mostraram um aumento na área plantada, começando pela zona temperada seguido por zonas tropicais, boreais e subtropicais.

Entretanto, a taxa anual de aumento na área de florestas plantadas diminuiu no período de 2010 a 2015 para 1,2%, abaixo da taxa de 2,4%, sugerida para suprir todas as necessidades de fibra e madeira do mundo. Mas apesar da diminuição do ritmo de crescimento, nenhum dos 20 principais países de silvicultura apontou perda de área plantada. O Brasil, inclusive, teve um aumento de 2,8 milhões de hectares, ficando na sétima posição do ranking, atrás da China, Canadá, Estados Unidos, Rússia, Índia e Suécia.

Em contrapartida, a cobertura florestal global diminuiu de 31,85% para 30,85%, o equivalente a uma perda de 290 milhões de hectares. O artigo prevê que nos próximos anos as mudanças climáticas terão forte impacto na saúde florestal e o crescimento das florestas plantadas enfrentará dificuldades quanto à disposição de terra e crescimento populacional.

A TRC trabalha com foco no desenvolvimento sustentável de suas plantações de teca, utilizando estratégias de manejo e cultivo altamente eficientes para garantir o abastecimento de nossos clientes o ano todo. Acreditamos que com o comprometimento das nações e organizações, os problemas climáticos poderão ser revertidos.

Conheça a TRC – Excelência em Teca Sustentável