Manejo sustentável é tema de discussão na USP

O USP Lectures, um programa que traz renomados pesquisadores para a Universidade de São Paulo a fim de promover o intercâmbio de ideias e ampliar o acesso a discussões científicas, teve como temática o manejo florestal em sua última realização, no dia 10 de setembro, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba.

A discussão, ministrada pelo diretor do Institute of Systematic Botany de Nova York, Douglas Daly, abordou a localização dos pátios de extração de madeira na Amazônia; métodos de corte e outros fatores importantes para sustentabilidade do manejo dos produtos madeireiros, bem como a identificação molecular com base em DNA das espécies de plantas, a espectroscopia de infravermelho-próximo e chaves de identificação interativas ilustradas para certas regiões geográficas.

Daly falou também sobre a importância de identificação das espécies de plantas existentes para combater o comércio ilegal da madeira. Para tanto, está desenvolvendo um projeto de catalogação das espécies da Amazônia. Segundo ele, só é possível controlar o manejo legal se conhecer quais são as espécies nativas.

Além deste projeto, Daly contou que enviará uma proposta ao Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável para estudar seis áreas de conservação ambiental no Brasil e capacitar as comunidades no entorno, tanto para o reconhecimento das espécies vegetais quanto para o manejo sustentável. “A ideia é que eles possam não apenas trabalhar nesses locais, mas se tornarem parceiros [da conservação]”, explicou.

O manejo sustentável é um fator chave para a gestão das florestas plantadas e comercialização de madeira legalizada. A TRC investe em pesquisa e desenvolvimento de técnicas que melhorem cada vez mais a produtividade e qualidade da sua madeira de teca, que segue todas as normas ambientais e possui certificação florestal.

Teak Resources Company - Excelência em Teca Sustentável