Ministério do Meio Ambiente chama a atenção para aumento dos incêndios florestais.

Em oito meses, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) registrou mais de 53 mil focos de queimadas e incêndio florestal, o que corresponde a um aumento de 65% em relação ao ano anterior.

Um vídeo produzido pelo Ministério do Meio Ambiente e divulgado no canal do youtube Portal Brasil alerta para a importância de evitar queimadas durante o período de seca, no qual é mais difícil controlar o fogo.

Segundo uma matéria no site Portal Brasil, o fenômeno El Niño, iniciado em outubro de 2015, está reduzindo o volume de chuvas na região e, consequentemente, tornando as florestas mais suscetíveis a incêndios. Este evento está associado ao aquecimento das águas do Oceano Pacífico equatorial, o que altera os ventos e o regime de chuvas em grande parte do planeta.

Além de comprometer a qualidade do solo a longo prazo, causar a morte de diversos animais e destruir o meio ambiente, as queimadas e incêndios florestais oferecem riscos a saúde. Podem causar falta de ar, inflamações nas vias respiratórias, necrose pulmonar e intoxicação. Qualquer pessoa que tiver sido exposta a fumaça, deve procurar atendimento médico o quanto antes.

Veja abaixo uma reportagem especial feita pelo Portal Brasil que alerta sobre os riscos permanentes à fauna e à flora brasileiras: