Mato Grosso almeja triplicar produção florestal

Para atingir a meta do Programa Produzir, Conservar e Incluir (PCI), o estado do Mato Grosso precisa atingir 800 mil hectares plantados até 2030, o equivalente a 41 mil novos hectares por ano até lá. Porém, a média anual de plantio na última década foi de 14 a 16 mil ha, segundo informações da Arefloresta – Associação de reflorestadores do Mato Grosso.

Para atingir essa meta, será preciso um investimento de R$ 313 milhões de reais no setor de florestas plantadas. Um desafio e tanto para o estado, apesar do seu cenário positivo.

O Mato Grosso tem um grande destaque na produção mundial de teca, sendo o 3º maior produtor da América Latina. Olhando mais de perto, a teca é a segunda espécie mais plantada no estado, ficando atrás apenas do eucalipto, com 187 mil hectares plantados.

TRC – Unidade Mato Grosso

A vantagem do Brasil em relação às outras nações produtoras é a eficiência do plantio e da colheita. Segundo informações do Ministério da Agricultura (Mapa), enquanto o Canadá, que é um grande produtor florestal, demora quase um século para colher o que foi plantado, aqui o resultado da Teca vem de 20 a 25 anos. Tudo isso graças às condições climáticas e de luminosidade e solo ideais.

A TRC se orgulha em fazer parte desse cenário! O Mato Grosso foi o estado brasileiro onde a TRC começou suas atividades, há mais de duas décadas. A teca plantada pela TRC é colhida e transformada em toras, blocos, serrados e biomassa, e vendida para o mercado nacional e internacional, aquecendo a economia e colaborando com a comunidade no entorno.

Saiba mais sobre nossos produtos, clique aqui

Teak Resources Company - Excelência em Teca Sustentável