Ibá divulga cartilha sobre Mudanças Climáticas

“As mudanças climáticas têm sido um dos maiores desafios da atualidade. As consequências são nítidas: aumento da temperatura em 1,02°C desde o século XIX; avanço médio anual do nível do mar de 1,5 mm nos últimos 100 anos; maior frequência de eventos extremos, como secas, inundações, incêndios florestais e furacões; além da perda de produtividade econômica.”

Assim começou a cartilha sobre as mudanças climáticas divulgada recentemente pela Indústria Brasileira de Árvores. Em destaque como grande causador do efeito estufa está a queima de combustíveis fósseis, que contribui para o aumento da concentração de CO2, metano e outros gases nocivos na atmosfera.

Cartilha do Ibá sobre mudanças climáticas.

Somado a isso está o desmatamento descontrolado e o acúmulo de lixo na natureza que favorece as alterações em padrões climáticos no mundo todo. No entanto, de acordo com a Ibá, nem tudo está perdido. Empresas como a TRC, que fazem parte do setor de árvores plantadas, têm muito a contribuir para mitigar esses problemas sócio-ambientais.

O Brasil possui quase 8 milhões de hectares de árvores plantadas e 6 milhões de hectares de floresta nativa conservadas por esse setor em forma de Reserva Legal (RL) e Áreas de Proteção Permanente (APP), além de outras áreas de conservação. As árvores plantadas, sozinhas, são responsáveis por sequestrar 1,70 bilhão de toneladas de CO2, ao passo que as nativas adicionam à conta 2,48 bilhões de gás carbônico retirado da atmosfera.

Além disso, muitas indústrias estão aderindo a fontes de energia renováveis proveniente dessas empresas, como a biomassa, que faz parte dos nossos produtos. O uso de madeira na construção, é um substituto sustentável do cimento e de outros produtos que gastam muitos recursos naturais para serem produzidos.

A cartilha explica em detalhes a governança da mudança do clima e como o setor de árvores plantadas contribui para a luta contra o aquecimento global. Confira aqui.

Teak Resources Company