O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou em dezembro o PlantarFlorestas, plano para aumentar a área de florestas plantadas em 2 milhões de hectares na próxima década. A meta foi estabelecida com base em um diagnóstico ambiental e socioeconômico associado ao manejo e a fase industrial do setor.
Essa iniciativa foi motivada pelo sucessivo aumento de participação do setor de florestas plantadas no agronegócio brasileiro. Segundo a Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), o Brasil é o primeiro do ranking de produtividade florestal, com uma média de 35,7m³ de hectares por ano. Quase o dobro de produtividade dos países do hemisfério norte.
“A área com florestas plantadas ocupa apenas 1% da área do país, mas é responsável por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais”, relata a associação. A área cultivada de florestas no território brasileiro é de aproximadamente 10 milhões de hectares, concentradas principalmente em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul, de acordo com dados do IBGE citados no comunicado do MAPA.
“O plano é resultado de um processo que envolveu várias propriedades, profissionais, entidades e órgãos de governo. Esse trabalho foi finalizado no âmbito da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Florestas Plantadas por um grupo técnico criado pela Câmara, coordenado pela Embrapa Floresta que nos facilitou bastante o trabalho”, disse o presidente da Câmara Setorial, Walter Vieira, conforme o comunicado divulgado pelo Ministério.
A TRC está otimista frente a este desafio! Nosso setor é forte e a cada ano se torna mais importante para a economia nacional, ao mesmo tempo em que a madeira de teca continua se destacando e conquistando o mercado cada vez mais.