Em entrevista para a revista Referência Florestal, Fausto Takizawa comenta os desafios e conquistas da plantação de árvores no Estado do Mato Grosso.
O Estado do Mato Grosso é amplamente reconhecido por seu manejo florestal sustentável, e a AREFLORESTA-MT (Associação dos Reflorestadores de Mato Grosso) desempenha um papel fundamental nesse cenário. Com vinte anos de atuação, a AREFLORESTA-MT tem sido uma força motriz no fomento e desenvolvimento do plantio de teca e eucalipto, impulsionando a plantação de árvores no Estado.
Entrevista exclusiva com Fausto Takizawa
Em uma entrevista exclusiva, Fausto Takizawa (Diretor de P&D/Relações Institucionais da TRC e secretário geral da AREFLORESTA-MT), compartilha sua trajetória de pioneirismo no plantio de teca. Enquanto a engenharia florestal tradicional optava por outros caminhos, Takizawa viu uma oportunidade com a expansão da árvore de teca (através de empresas como a Floresteca), uma espécie exótica e promissora, no cenário brasileiro.
Na TRC, Fausto relata o desafio de conquistar a certificação FSC®, e em 2001, o início do desenvolvimento genético inédito de teca no Brasil. O trabalho da TRC evoluiu para níveis industriais, construindo a primeira serraria especializada em teca no país, sendo que a atuação pela AREFLORESTA tem sido importante para superar obstáculos e apoio às ações de fomento em nível setorial.
Com o trabalho conjunto entre a TRC e a AREFLORESTA-MT, Mato Grosso se destaca como um exemplo de sucesso na plantio de teca, proporcionando benefícios ambientais , sociais e econômicos duradouros. Essa parceria é um legado valioso para o futuro da sustentabilidade, levando o Brasil ao topo da produção privada de teca plantada no mundo.
Confira a entrevista completa abaixo!
Caso prefira, você também encontra o link, clicando aqui