Cresce exportação de produtos florestais no país

O setor de produtos florestais movimentou US$ 5,75 bilhões em exportação de janeiro a maio de 2018, o que corresponde a um aumento de 30,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O segmento está na segunda posição na balança comercial do agronegócio, sendo superado apenas pela venda de soja.

As exportações de madeiras e suas obras continuam crescendo, tendo aumentado 16,3% nos últimos cinco meses, chegando a um montante de U$ 1,44 bilhão. Contudo, a celulose continua sendo o principal produto florestal, tendo crescido 14% com vendas que somam US$ 3,51 bilhões.

“O clima, o solo e a tecnologia que dispomos no país permitiram que atingíssemos as maiores produtividades médias por ano do mundo”, disse João Salomão, coordenador geral de Florestas e Assuntos da Pecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os produtos de origem florestal são provenientes das florestas plantadas, atualmente ocupando 10 milhões de hectares no Brasil, correspondendo a 1% da área agricultável.

O Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas dispõe o aumento de 2 milhões de hectares até 2030, tendo em vista a velocidade média de crescimento da área de plantio, que varia de 100 a 200 mil hectares por ano, dependendo da demanda dos consumidores internacionais e das condições econômicas.

A TRC tem orgulho de fazer parte desse crescimento!