Indústria da madeira está otimista para 2019

Uma pesquisa elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com 620 indústrias paranaenses, revelou que 81,17% dos empresários do setor têm expectativas favoráveis para os negócios em 2019, entre as micro e pequenas indústrias, o percentual de otimistas é de 77,78%.

A principal expectativa da indústria é de que haverá aumento nas vendas – 37,16% acreditam nisso – 35,62% acreditam que haverá oportunidade para novos investimentos e apenas 27,23% acreditam que haverá aumento do emprego. Dentre os empresários pessimistas, que representam apenas 0,81% do setor, metade não fará nenhum investimento em 2019 e os outros 50% acreditam que haverá redução nas vendas.

Para a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), o aumento de 20% na exportação em 2018 é o principal responsável pela recuperação econômica da indústria, que sofreu fortes impactos com a greve dos caminhoneiros e as novas barreiras da exportação para os Estados Unidos. Neste post, explicamos porque a exportação é tão importante para o país.

“Nós prevemos um crescimento um pouco mais acentuado para o ano que vem. Os volumes foram consolidados e muito bem”, analisa o superintendente da Abimici, Paulo Pupo. “O Brasil se autoafirmou como um dos principais players de produtos madeireiros, até porque 65% de nossa floresta é certificada de origem e mais de 80% dos produtos são certificados de acordo com as exigências técnicas de mercado”.

A TRC também está otimista de que o ano de 2019 trará mais crescimento e fortalecimento da indústria! Continue nos acompanhando, vamos compartilhar todas as notícias importantes do setor.

Veja a pesquisa na íntegra

Teak Resources Company