Aprenda a identificar infestação de cupim

O outono está chegando e com ele o aumento da incidência de infestações de cupins, os inimigos mais temíveis da madeira. Se você possui móveis de teca, pode ficar tranquilo em relação a esses parasitas, pois as propriedades impermeabilizantes da madeira da teca são naturalmente resistentes a esses insetos. Quando combinada com o tratamento correto, as chances de danos no móvel, viga ou piso são baixas.

Mas é sempre bom conhecer as ameaças para se prevenir ou acabar com ela antes que vire um grande problema. A primeira coisa que você deve saber sobre cupins é que eles são atraídos por infiltrações. Por isso, procure resolver esse problema sempre que ele aparecer e evite deixar os móveis encostados nas paredes.
Os primeiros sinais de cupim são o aparecimento de pozinhos amarelos no chão ou em cima dos móveis, descamação da madeira e estufamento da parede ou do objeto. Se notar algum desses indícios, apure sua audição. Os cupins fazem barulho ao bater suas cabeças dentro das paredes da casa ou do objeto.

Outro sinal é o aparecimento de fezes de cupim, pequenos flocos que aparecem no local afetado. Procure também por tubos de terra sobre as paredes ou sob o alicerce da casa. Os cupins subterrâneos constroem esses tubos para terem uma movimentação segura entre a fonte de alimento e sua colônia. Se encontrá-los, procure orientação de especialistas sobre como desfazê-los.

Existem três tipos de cupins: os cupins alados reprodutores com coloração marrom-escura ou preta, são o tipo mais comum. Cupins operários que não possuem asas, têm seis patas e o corpo branco ou translúcido e os cupins soldados, que são marrons e também não tem asas. Porém apresentam pinças na cabeça e antenas retas.

Fique atento e previna-se passando verniz nos móveis e limpando a mobília frequentemente. Caso identifique uma infestação, há empresas especializadas no controle deste tipo de praga. E lembre-se: a madeira de teca possui alta durabilidade e resistência às variações climáticas, umidade, fungos e parasitas.