Recursos genéticos e manejo da teca são acompanhados de perto

A Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO) e a União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO) realizaram diversas pesquisas nas últimas décadas sobre os recursos genéticos e o manejo da teca nos vários países onde ela é cultivada.

“As florestas naturais de teca declinaram e se deterioraram. Portanto, é importante desenvolver programas de conservação de genes que cubram todas as partes do pool genético, bem como explorar, mobilizar e caracterizar ainda mais a variação genética em populações plantadas e naturais para reprodução e uso em plantios”, diz o The Global Teak Study, estudo divulgado pela IUFRO.

Nesse sentido, a ITTO tem apoiado projetos relacionados à teca com foco na conservação de recursos genéticos, produção de sementes e manejo sustentável de florestas de teca naturais e plantadas na África, Ásia e América Latina. Ao passo que a IUFRO possui um grupo de trabalho especial que reforça as normas sociais e ambientalmente aceitáveis de manejo florestal para os silvicultores.

Com essas ações, as organizações buscam chamar atenção para o uso inteligente e para a conservação do patrimônio genético da teca, bem como estimular programas de reprodução, a fim de ajudar as espécies a se adaptarem às condições climáticas futuras.

Na TRC, as sementes são cultivadas com biotecnologia e plantadas seguindo todas as normas de manejo sustentável estabelecidas pelos órgãos reguladores. Nossa madeira de teca é originária de árvores genéticas de maior produtividade e qualidade comprovada.

Fale com um de nossos representantes de vendas para saber mais detalhes da nossa madeira de teca!

Conheça a TRC – Excelência em Teca Sustentável