Quebra de paradigmas: O uso da madeira é bom para o meio ambiente

Ao contrário do que parece, optar por produtos de madeira pode ser muito benéfico para o meio ambiente, desde que sejam produtos com selo de certificação e vendidos legalmente.

Atualmente, grande parte dos produtos comercializados de forma legal são provenientes de florestas plantadas. Florestas que foram criadas por corporações, com consentimento do governo, em ambientes degradados ou sem vegetação. Essa restauração do meio ambiente, contribui para o sequestro de carbono, conservação da biodiversidade e dos rios, ao mesmo tempo em que protege as florestas nativas.

Segundo a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), as florestas plantadas no Brasil são de espécies exóticas, como eucaliptos, pinus e teca ou nativas, como araucária e paricá. Elas são cultivadas seguindo planos de manejo sustentável, o que reduz os impactos ambientais e promove o desenvolvimento econômico e social das comunidades vizinhas.

A TRC é uma dessas corporações restauradoras. Seguindo as normas de manejo sustentável, nós plantamos árvores de teca em várias regiões do Brasil onde temos fazendas. Nós oferecemos madeira de qualidade para abastecer a indústria nacional e internacional e, concomitantemente, contribuímos para o meio ambiente e para a inibição do comércio de matéria-prima clandestina, tirando seu espaço no mercado.

Portanto, não tenha medo de adquirir produtos de madeira. Apenas lembre-se de solicitar o cupom fiscal e perguntar ao comerciante sobre o selo de certificação do bem adquirido.