Mês de agosto inicia com sobrecarga da Terra

Recursos naturais do planeta para 2018 estão esgotados

No dia 1º de agosto a Terra entrou em modo de sobrecarga, ou seja, este ano a população já utilizou todo recurso natural que o planeta é capaz de produzir em doze meses. A partir de agora, toda água, todo solo cultivável, todas as árvores não provenientes de manejo sustentável que serão utilizadas, deixarão um débito com o meio ambiente.

O Global Footprint Network, uma organização internacional sem fins lucrativos, a única a realizar medidas escaláveis de sustentabilidade, calculou que os seres humanos estão utilizando recursos ecológicos equivalentes a 1,7 Terras.

“Usamos mais recursos e serviços ecológicos do que a natureza pode regenerar através da sobrepesca, da exploração excessiva de florestas e da emissão de mais dióxido de carbono na atmosfera do que os ecossistemas podem absorver”, diz a página da Global Footprint.

O fenômeno de esgotamento precoce dos recursos anuais da Terra é marcado pela organização todo ano desde 1969, levando-se em conta o consumo anual total da humanidade (Pegada Ecológica) com a capacidade da Terra de regenerar recursos naturais renováveis ​​naquele ano (biocapacidade).

A TRC está fazendo a sua parte restaurando terras de pastagens degradadas com práticas de manejo sustentável para obter plantações de teca altamente produtivas. Nós estamos contribuindo para o sequestro de carbono e ainda produzindo madeira de boa qualidade para fornecer a indústria durante todo o ano.

Conheça a TRC – Excelência em Teca Sustentável